Em comunicado, a autarquia refere que o Fundão ganhou o Prémio Bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50.000 habitantes, tendo sido realçado o facto de o Fundão ter em curso iniciativas muito importantes para os migrantes, contando com um Centro para as Migrações e mediadores interculturais. Outras iniciativas abordam questões de género com especial incidência na resposta à violência com base no género, juntamente com um leque de serviços sociais prestados a pessoas idosas.
Nesta categoria o prémio de Ouro foi atribuído à Câmara Municipal de La Zarza, em Espanha, e o prémio Prata à cidade de Lubin, na Croácia.
A cidade espanhola de Terassa recebeu o prémio de Ouro na categoria de autoridades locais com mais de 50.000 habitantes. Bruxelas, na Bélgica, ganhou o prémio de Prata e a capital da Finlândia, Helsínquia, ganhou o prémio Bronze.
Na categoria especial «promover a igualdade das pessoas LGBTIQ», o prémio de Ouro foi atribuído à cidade polaca de Gdansk, o prémio de Prata ao Governo da Catalunha, em Espanha, e o prémio de Bronze à cidade italiana de Reggio Emilia.
Os vencedores desta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, foram anunciados esta quinta-feira, dia 27 de abril de 2023, em Bruxelas, numa cerimónia presidida pela Comissária para Igualdade Helena Dalli, juntamente com a vice-Presidente Věra Jourová e a representante do Comité das Regiões Kate Feeney.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Fundão afirma que “a distinção por parte da Comissão Europeia do Fundão – Terra de Acolhimento é um grande reconhecimento para a nossa terra, para as nossas gentes e para todos aqueles que nos procuram para viver, para trabalhar ou simplesmente procurar melhor vida”.
O Prémio das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade marca o lançamento do Mês Europeu da Diversidade, que é celebrado anualmente e promove a sensibilização para a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho e nas nossas sociedades.