Na próxima sexta-feira, dia em que se completam os cem anos do nascimento de Eugénio de Andrade, a Alma Azul promove na biblioteca municipal do Fundão, que o tem como patrono, uma sessão literária produzida especialmente para o dia 19 de janeiro de 2024.
“Escrita da Terra” é o título de um livro de Eugénio de Andrade onde o poeta reúne poemas dedicados a cidades como Roma, Veneza, Salzburgo, Castelo Branco, Coimbra ou a Lisboa de Cesário Verde; mas também a Póvoa de Atalaia, aldeia onde nasceu; e ao Jardim de S. Lázaro, no Porto onde viveu; numa viagem literária por lugares que Eugénio de Andrade marcou com a sua Poesia.
Na sexta-feira, 19 de janeiro de 2024, dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento de Eugénio de Andrade, a Alma Azul, organiza uma sessão literária, na biblioteca municipal do Fundão, a partir das 14.30 horas, aberta a todos os interessados
O evento “Escrita da Terra” realiza-se numa parceria com a biblioteca municipal Eugénio de Andrade e conta com o apoio do Município do Fundão.
A sessão encerra a Itinerância por vários distritos do país que a Alma Azul efetuou durante todo o ano de 2023; com o início em janeiro, em Beja; e visitando as bibliotecas municipais de Abrantes, Sines, Odemira, Tomar, Ourém, Coimbra, Albufeira, Sertã e Loures, entre outros concelhos.
De acordo com a editora de Alcains, do périplo pelo país, promovendo a obra de Eugénio de Andrade, foi elaborado um pequeno livro que fixará o trabalho que, desde 1999, a Alma Azul dedica ao poeta nascido em Póvoa de Atalaia, na Beira Baixa.
O livro “Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto” está em fase de impressão e será apresentado em fevereiro aos leitores “que terão assim oportunidade para recordar a Sessão Literária que a Alma Azul produziu para celebrar o Centenário de Eugénio de Andrade; mas também permite, através da Leitura, o acesso a quem não teve oportunidade para assistir a uma sessão ao vivo”, refere a produtora de atividades culturais.
O livro inicia-se com a narrativa da Viagem com Escritores de Póvoa de Atalaia ao Porto; para um Encontro com o Poeta de “Poesia, Terra de Minha Mãe”, no dia 16 de junho de 2002, na Fundação Eugénio de Andrade.
A edição do livro Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto integra o programa do 25.º aniversário da Alma Azul.