No âmbito das comemorações do Dia do Concelho, este ano transferidas para segunda-feira, 10 de junho devido à realização das Eleições Europeias, este domingo, a Câmara Municipal do Fundão entrega uma medalha de ouro e 13 de prata de mérito municipal. A RCB ouviu os homenageados que referem o que representa esta distinção.
JORNAL DO FUNDÃO
O semanário fundado em 1946 por António Paulouro recebe a Medalha de Ouro do Município Fundanense. Oiça a entrevista com atual diretor, Nuno Francisco (na foto)
A título póstumo são distinguidos:
António Gascão “uma das personalidades que teve grande relevo na transição administrativa do antigo para regime para a democracia”. Distinção que também se enquadra nas comemorações do 25 de abril.
José Alberto Oliveira, poeta, do Souto da Casa, “foi um grande poeta contemporâneo que provavelmente muitos nem associam ao nosso município, é uma forma de dar a conhecer a sua obra.”
José d´Almeida, cuja ligação ao concelho vem de Silvares, como frisou Paulo Fernandes a propósito deste “artista plástico, grande caricaturista, homem das artes gráficas, foi embaixador dos valores culturais e identitários do nosso concelho, um homem de pensamento livre que queremos reconhecer.”
Paulo Bernardino, conhecido por “ti Paulo”, “foi um grande pifareiro e construtor deste instrumento, homem da cultura do pífaro e do folclore em Silvares onde incorporou o rancho e os bombos.”