À GNR chegou uma denúncia quer indicava o abandono de cachorros na via pública. Os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental deslocaram-se ao local e verificaram que se encontravam seis canídeos desorientados e a deambular sozinhos pela via na localidade de Castelo Novo”.
As diligências de investigação realizadas permitiram aos militares da Guarda Nacional Republicana identificar a suspeita do abandono de animais de companhia.
De acordo com a GNR, os animais de companhia foram recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes do Fundão (CROAEF), sendo-lhes proporcionado cuidados veterinários e sanitários, encontrando-se disponíveis para uma adoção responsável.
A mulher foi identificada e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) reafirma ter como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.