O Município do Fundão, através do projeto Memo_Move, foi distinguido com a “Bandeira de Mérito Social”, Grau Ouro, a mais alta distinção individual da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, numa cerimónia realizada no dia 25 de março de 2025, em Oliveira do Bairro.
Em comunicado, a autarquia fundanense refere que a iniciativa da ANGES reconhece boas práticas sociais em Portugal e que o Município do Fundão foi distinguido pelo projeto Memo_Move, uma iniciativa considerada inovadora que tem por missão a valorização da população sénior e a promoção de uma resposta social inclusiva e de qualidade.
O Memo-Move é um projeto de intervenção e investigação, desenvolvido em parceria com a Universidade da Beira Interior, que alia a componente social à inovação tecnológica. O projeto aposta numa metodologia diferenciadora, utilizando tecnologia adaptada para estimular a memória, as capacidades motoras e cognitivas dos seniores, promovendo simultaneamente o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida.
Através de uma abordagem integrada, o Memo_Move desenvolve atividades que combinam estimulação cognitiva, exercício físico adaptado, oficinas temáticas e momentos de convívio intergeracional, recorrendo ao suporte de ferramentas tecnológicas e à investigação aplicada.
“Atualmente o projeto acompanha cerca de 1.200 utentes, distribuídos por várias áreas de intervenção, incluindo a comunidade, lares, centros de dia e instituições sociais no concelho do Fundão”, lê-se na nota da edilidade.
A “Bandeira de Mérito Social” representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município do Fundão “na valorização da população sénior e na promoção de uma resposta social inclusiva e de qualidade”.
Esta distinção foi criada em 2020, para “distinguir a obra e a vida do Professor Doutor José Eduardo Pinto da Costa. Ao longo dos últimos anos, tem sido atribuída por proposta do Conselho Consultivo da ANGES, a pessoas que na sua atividade profissional e pela forma como conduzem a sua vida, transformam a sociedade, revelando o que de melhor o ser humano tem”.