A Companhia de Música Teatral apresenta, na sala de exposições d’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a exposição “Mil Pássaros”.
A mostra “Mil Pássaros” inspira-se no Orizuru, principal componente desta constelação. Orizuru é nome de pássaro, ou melhor, de origami que representa um pássaro.
“Na cultura tradicional japonesa, diz-se que um desejo se torna realidade quando alguém faz mil orizurus enquanto pensa nesse mesmo desejo. O orizuru é, pois, um símbolo de felicidade. Na segunda metade do século vinte, após a bomba de Hiroshima, o orizuru tornou-se um ícone de desejo de paz e de um mundo mais harmonioso”., lê-se na nota enviada pelo município do Fundão aos órgãos de comunicação social.
A constelação “Mil Pássaros” promove experiências artísticas e educativas, colocando em diálogo famílias e creches, jardins de infância e escolas, crianças e adultos. No concelho do Fundão ocorreu a construção de orizurus resulta “das atividades desenvolvidas pelos professores e mediadores na sequência da formação e da oficina de pássaros”.
A exposição é inaugurada no próximo dia 3 de março de 2024, às 15:30h, n´A Moagem (Fundão), e pode ser visitada, até 14 de abril de 2024, de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h30.
De acordo com a CMF, a entrada terá o custo de 1,10€.
i