Em comunicado, a autarquia fundanense avança que a instalação desta rede permite disponibilizar informação imediata, através de uma plataforma online, bem como relatórios climáticos mensais, sobre a temperatura e humidade relativa, precipitação, humectação, folha molhada, horas de frio, radiação solar, velocidade do vento, entre outros.
A instalação deste sistema em rede de armadilhas inteligentes em todo o concelho tem por objetivo, numa primeira fase, capturar a Drosófila de asa manchada (Suzukii), vulgarmente conhecida como mosca do vinagre.
Numa segunda fase, o sistema também prevê a monitorização de outros problemas, estando a ser analisada a possibilidade destas armadilhas poderem capturar os insetos vetores da bactéria, xylella fastidiosa.
A informação produzida por estes novos instrumentos será devidamente tratada e disponibilizada para todos os agricultores e associações, graças a um trabalho em rede que possibilitará o cruzamento dos dados recolhidos com as demais entidades públicas do setor.