A biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, promove no próximo dia 12 de abril, uma visita à Casa Vergílio Ferreira, na aldeia de Melo, concelho de Gouveia. A iniciativa, exclusiva para os membros do clube de leitura e do coro de leitura em voz alta da biblioteca, permite aos participantes conhecer de perto o espaço dedicado ao escritor, que chegou a frequentar o seminário do Fundão.
O programa tem início às 8h35, com concentração dos participantes na biblioteca municipal do Fundão e partida para Melo. A visita guiada à Casa Vergílio Ferreira está agendada para as 10h00, proporcionando um mergulho na vida e obra do autor de “Aparição” e “Para Sempre”.
A Casa Vergílio Ferreira, inaugurada a 3 de outubro de 2024, é um equipamento cultural da Câmara Municipal de Gouveia dedicado à celebração do legado literário do autor, que nasceu em 1916 e frequentou o seminário do Fundão durante seis anos. Edifício que descreveu no seu livro “Manhã Submersa”.
O espaço museológico permite aos visitantes uma experiência imersiva no universo do escritor, evocando a sua ligação à aldeia natal e à Serra da Estrela.
Depois da visita à Casa Vergílio Ferreira, o grupo realiza um passeio guiado à zona histórica de Gouveia.
A iniciativa é dirigida exclusivamente aos membros do clube de leitura e do coro de leitura em voz alta da biblioteca municipal Eugénio de Andrade.