A sala de exposições temporárias do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão, recebe, entre os dias 2 de abril e 30 de maio de 2025, a exposição “Que da ocidental praia lusitana / por mar nunca antes navegados” – Os Lusíadas na coleção de Eduardo Saraiva.
A mostra “Que da ocidental praia lusitana / por mar nunca antes navegados” – Os Lusíadas na coleção de Eduardo Saraiva“, é inaugurada esta quarta-feira, dia 2 de abril, quarta-feira, às 18h00, no Museu Arqueológico José Alves Monteiro, e está enquadrada nas comemorações do V centenário do nascimento de Luís de Camões, numa promoção desta obra referencial da língua portuguesa, a partir da coleção privada do fundanense Eduardo Saraiva.
“Esta exposição permite compreender a importância deste épico enquadrado na História de Portugal, as singularidades de diversas edições da obra e projeções multimédia”, refere o município fundanense.
Da vasta coleção de Eduardo Saraiva, foram selecionadas para esta exposição diferentes tipologias de edições em português, francês, inglês, alemão, latim, brasileiro, mirandês, espanhol e italiano.
Citado numa nota enviada às redações, Eduardo Saraiva refere que o seu interesse pelos “Lusíadas” provém do “Dr. Carvalho, professor de Português no Colégio de Santo António, no Fundão. Motivava os alunos para a leitura, destacando Os Lusíadas”.
O momento é aproveitado para efetuar a apresentação pública do busto de Camões, em cerâmica, que durante muitos anos presidiu à primitiva Biblioteca Municipal do Fundão, “num gesto de recuperação da memória camoniana da cidade”.
A exposição terá entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e sábado, das 14h00 às 17h30.