Em comunicado, o município fundanense adianta que das 74 candidaturas provenientes de toda a União Europeia, o Fundão foi pré-selecionado juntamente com outras 28 regiões, vilas e cidades de nove países europeus: Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Croácia, Itália, Luxemburgo, Polónia e Finlândia.
O galardão reconhece o trabalho realizado por cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação.
A comissária europeia responsável pela Igualdade, Helena Dalli, agradeceu às 74 autoridades locais que se candidataram ao Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade deste ano.
“Estão a demonstrar, da melhor forma possível, o quanto a União Europeia defende a igualdade e a diversidade e se dedica à inclusão de todas as suas comunidades. Os vossos esforços para assegurar que todos beneficiem de igualdade de tratamento e gozem dos seus direitos enquanto cidadãos devem ser apoiados e louvados”.
Os candidatos pré-selecionados serão incluídos numa ronda final de avaliação para apurar os prémios Ouro, Prata e Bronze em três categorias: Autoridades locais com mais de 50.000 habitantes; Autoridades locais com menos de 50.000 habitantes e Prémio especial pela promoção da igualdade das pessoas LGBTIQ. O Fundão é candidato na categoria de Autoridades locais com menos de 50.000 habitantes.
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia apresentada pela comissária Helena Dalli, em Bruxelas, no dia 27 de abril de 2023.