O município do Fundão, através da Casa da Poesia Eugénio de Andrade, propôs, no âmbito da sua presença num curso organizado pela Universidade de León e Ayuntamiento de La Bañeza, a criação de uma Federação Peninsular de Casas da Poesia.
A iniciativa visa unir instituições dedicadas à poesia em toda a Península Ibérica, promovendo intercâmbios culturais e fortalecendo a colaboração entre casas de autores e espaços de recitação poética.
A proposta foi feita durante o curso “António Colina. Hacia donde va la poesía”, onde participou a Casa da Poesia Eugénio de Andrade, através dos representantes Pedro Salvado, Marta Ramos e André Mota Veiga.
Os responsáveis exploraram a ligação da obra de Eugénio de Andrade com as comunidades locais e regionais, além de públicos migrantes.
Situada na Póvoa de Atalaia, a Casa da Poesia é, de acordo com a autarquia, “um ponto de referência para itinerários literários na Beira Interior”.
No curso, Antonio Colinas, uma das figuras proeminentes da poesia espanhola contemporânea, foi o destaque. A sua extensa obra poética e ensaística dá nome à casa da poesia da sua cidade natal, La Bañeza, onde decorreu a iniciativa.
Aquela estrutura também promove a poesia portuguesa, contribuindo para o intercâmbio literário entre Portugal e Espanha.
Assim, Antonio Colinas vai estar presente na Casa da Poesia Eugénio de Andrade na próxima primavera.