O município do Fundão vai receber um montante de 600 mil euros atribuído pela direcção geral das artes no âmbito do programa de apoio à programação no âmbito da rede de teatros e cineteatros portugueses. A informação é avançada pela autarquia, em comunicado, e vai abranger o plano de acção de quatro anos que foi apresentado.
De acordo com o município esse plano de acção apresenta “uma predominância na área da música, mas contempla igualmente um número significativo de acolhimentos nas áreas do teatro, da dança, das artes visuais e dos cruzamentos disciplinares, constituindo-se como o melhor dos projetos neste patamar financeiro”.
O mesmo comunicado sublinha que “o júri desta iniciativa entende que o município do Fundão evidencia uma estratégia acertada, baseada em equilibrada selecção de artistas e propostas consolidadas e emergentes, de âmbito local, regional, nacional e internacional, e adotando uma assumida postura de dinamização, valorização e afirmação cultural da região”.
Na programação do Município do Fundão mereceu especial destaque o “domínio das residências artísticas” e das “acções de mediação”, reforçando o “envolvimento dos criadores com o território”, entendendo-se que “existe uma boa correspondência entre a área artística e o interesse público, nomeadamente através de uma forte relação com o território e envolvimento da sua comunidade”, promovendo-se “o acesso plural e inclusivo através de um plano de programação que contempla ofertas para públicos diversos e de todas as idades”.
O presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes, manifesta estar satisfeito com este apoio por parte da direcção geral das artes “não apenas porque representa algum conforto orçamental, mas, sobretudo, porque é o reconhecimento da qualidade e da diversidade da estratégia de programação cultural que temos vindo a desenvolver e a implementar há vários anos”.