O Casino Fundanense recebe, na próxima terça-feira, 29 de outubro, um seminário sobre vivências da sexualidade, afetos e relações íntimas em pessoas com deficiência apoiadas por IPSS. A iniciativa, organizada pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, é destinada a dirigentes e equipas técnicas de instituições com respostas socias para pessoas com deficiência.
As questões da sexualidade e das relações de intimidade das pessoas com deficiência “são complexas, multidimensionais e levantam dúvidas e desafios para os utentes, trabalhadores e famílias”, aponta a confederação responsável pelo evento.
No entanto, acrescenta, as pessoas têm o direito de “tomar decisões de forma autónoma também quanto à sua sexualidade, sendo um direito fundamental”. Daí a importância de abordar o tema num seminário que reúne especialistas e investigadores em torno de várias vertentes.
“Deficiência intelectual, consentimento e acompanhamento de maior”; “Saúde sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência; “o papel da saúde na sexualidade, afetos e relações de intimidade das pessoas com deficiência” são alguns temas que vão ser debatidos.
O programa contempla ainda a apresentação do projeto SMARTS – Apoiar-me no Direto à Sexualidade, da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã.
Realizado com o apoio da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Castelo Branco (UDIPSS) e do município fundanense, o evento decorre durante todo o dia, com o presidente da Câmara do Fundão e a presidente da Confederação Nacional a abrir a sessão e a presidente da UDIPSS a encerrar.