O Fundão recebe, na próxima segunda-feira, 13 de novembro, na Praça do Município, uma vigília “de silêncio e sem bandeiras” pelo cessar-fogo no médio oriente. Uma iniciativa organizada pela Amnistia Internacional e que é replicada em diferentes pontos do país.
A organização não-governamental convida todos a participar na iniciativa que apela ao término do conflito em Israel e nos territórios palestinianos ocupados. Para esta vigília, a Amnistia Internacional Portugal lança o desafio aos participantes de levaram, ou realizarem no local, origamis em forma de “pomba da paz”, enquanto símbolo de apoio ao cessar-fogo.
Em comunicado, a organização de defesa dos direitos humanos refere ser “urgente garantir o acesso da ajuda humanitária à Faixa de Gaza, proteger os civis e libertar os reféns” e por isso está também a promover uma petição “para apelar a um cessar-fogo imediato por todas as partes, a fim de libertar todos os reféns, pôr termo ao sofrimento dos civis e garantir o acesso da ajuda humanitária à Faixa de Gaza”.
A Amnistia Internacional Portugal realizou as primeiras vigílias em Lisboa, Coimbra e Estremoz. Nos próximos dias, para além da cidade do Fundão, a iniciativa passa por Ferreira do Zêzere, Barreiro, Ponta Delgada e Horta.