A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, iniciativa promovida pelo Município do Fundão, chega a restaurantes de Lisboa e do Porto e serve de inspiração para prestigiados chefs criarem pratos originais com este fruto de eleição.
A iniciativa que decorre, a partir desta quarta-feira e se prolonga até 25 de junho de 2024, no âmbito da Campanha da Cereja 2024, desafia os restaurantes a apresentar nos seus menus pratos originais com cereja, desde entradas a pratos principais e sobremesas.
De acordo como a CMF, em Lisboa e Cascais, a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão passa pelos restaurantes SUBA; FOGO; Feitoria; Eleven; Marlene; Ryoshi; Loco; BouBous; Laurentina; Erva; SULT; Fortaleza do Guincho; Lota da Esquina.
A norte, no Porto e em Vila Nova de Gaia, a cereja do Fundão vai estar em destaque em pratos criados pelos chefs dos restaurantes Le Monument; Almeja; Pedro Lemos; Euskalduna Semea; Gastro; DOP; Seiva; The Yeatman; Elemento; Apego.
Para o presidente da autarquia, Paulo Fernandes, citado numa nota enviada aos órgãos de comunciação social, “a rota gastronómica é um exemplo da junção de uma marca de eleição aos melhores e mais prestigiados chefs de diversos restaurantes na área de Lisboa e do Porto, numa iniciativa que permite a valorização da cereja pelos melhores profissionais da área da gastronomia. Desta forma é possível degustar excelentes e inovadoras criações gastronómicas com a Cereja do Fundão, em diversos pontos do país, cativando todos a visitar a nossa região ao longo de todo o ano”.
Nesta edição será ainda realizado um passatempo em que as primeiras 10 pessoas a partilharem uma fotografia dos pratos da Rota no Instagram, com a identificação da página Cereja do Fundão, terão direito a uma caixa de dois quilos de cereja que será enviada para a morada do participante.
Os diversos restaurantes participantes na Rota poderão ser consultados em https://visitfundao.pt.