O município do Fundão foi o vencedor dos prémios nacionais de educação, na categoria “Literacia Digital”, com o projeto “Academia de Código Júnior”, direccionado para a área da programação nas escolas do 1º e 2º ciclos do concelho”.
Os prémios nacionais da educação são promovidos pela “Betweien” e distinguem municípios, escolas ou instituições, com trabalho reconhecido e impacto positivo no território no âmbito da educação, em nove categorias distintas; empreendedorismo e literacia financeira, ambiente e sustentabilidade, cultura e património, saúde, igualdade e inclusão, arte, cidadania, literacia digital e desporto. Nesta iniciativa é ainda atribuído um Prémio Excelência e Inovação na Educação.
Citada em comunicado, a vereadora com o pelouro da educação na autarquia refere que esta distinção “enche de orgulho todos os fundanenses, num novo reconhecimento à estratégia educativa e cultural do município, que cria uma simbiose entre tradição e inovação”. Alcina Cerdeira acrescenta que “este é também um estímulo à estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia e a todos aqueles que trabalham em prol dos jovens do concelho”.
A autarquia fundanense foi ainda distinguida com uma menção honrosa na categoria “Cultura e Património”, com o projecto “Casas e Lugares do Sentir”.