A emblemática competição de futebol de formação em Portugal, realiza-se este ano, nos distritos de Castelo Branco e Guarda, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações de Futebol de Castelo Branco e Guarda, com apoio dos Municípios de Covilhã, Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodres, para além da Associação Desportiva da Estação (Covilhã) e Sporting Clube da Covilhã, que cedem também os respectivos estádios (Complexo Desportivo do clube e Municipal José Santos Pinto, respectivamente). Os encontros disputam-se ainda nos estádios municipais de Covilhã (Campo nº 1), Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda e Belmonte.
Na cerimónia de apresentação realizada esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Guarda, marcaram presença, Fernando Gomes (presidente da FPF), Sérgio Costa (edil do Município da Guarda), José Miguel Oliveira (vereador do desporto e associativismo da Câmara Municipal da Covilhã), Paulo Borralhinho (vice-presidente do Município de Belmonte), representantes das Câmaras Municipais de Celorico da Beira e Fornos de Algodres, para além, de Paulo Ramos (presidente da direção da ADE) e os presidentes das Associações de Futebol de Castelo Branco e Guarda, Manuel Candeias e Amadeu Poço, respectivamente, e demais convidados.
No decorrer da cerimónia, o autarca guardense referiu que o torneio Lopes da Silva “é um momento alto para o futebol na Guarda”. É com muita honra e orgulho que acolhemos o torneio e estamos muito gratos por terem escolhidos a região da Guarda, Covilhã, Celorico, Fornos e Castelo Branco para realizar o torneio Lopes da Silva». Afirmou o edil.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, explicou porque, desta vez, o evento vem para a região da Beira Interior. “Acima de tudo assumimos uma política de proximidade com as Associações Distritais que são os nossos braços armados. Pretendemos elevar a prática desportiva em Portugal e alargar a base para que seja possível encontrar mais talento. Por isso, este torneio é a porta de entrada para aquilo que são os processos de formação e penetração nas nossas seleções”, referiu Fernando Gomes. O líder da FPF deixou ainda uma palavra de apreço aos jogadores que vão participar, mas também aos municípios envolvidos, não deixando de realçar o facto de serem duas associações a receber a competição. “A realização do torneio nos distritos de Castelo Branco e Guarda, numa parceria entre duas grandes associações do interior, dará igualmente seguimento a uma política de descentralização da Federação Portuguesa de Futebol. A realização de grandes eventos desportivos fora dos grandes centros urbanos é hoje uma realidade concreta da vida da FPF e a nossa contribuição para um desenvolvimento desportivo e económico mais simétrico e mais justo”.
Em nome dos Municípios de Covilhã e Belmonte e da AD Estação, falou José Miguel Oliveira. “Quero em primeiro lugar agradecer à FPF ter trazido para a nossa região, para o nosso território, este grande evento desportivo. Trata-se de uma grande aposta da FPF, que nós vamos retribuir com um trabalho de excelência, quer da parte dos municípios, quer das associações de futebol envolvidas. Vai ser, de certeza absoluta, um torneio inesquecível para todos, e de muita qualidade. Desde a primeira hora que apoiamos a realização deste torneio na nossa região, pois trata-se de um enorme desafio para a nossa comunidade intermunicipal também. Estamos preparados para receber o evento. Vai ser um sucesso, não tenho dúvidas algumas, para a região e país”, disse o autarca covilhanense.
Amadeu Poço e Manuel Candeias, também agradeceram a aposta da FP Futebol na região da Beira Interior, na realização do Torneio “Lopes da Silva”. Ambos afirmaram que “é uma honra e um privilégio receber este evento nos dois distritos, e por isso agradecemos à FPF, ter escolhido a nossa região para a realização do torneio”. Amadeu Poço fala num “grande incentivo para a prática da modalidade na região e melhorar as actuais infraestruturas desportivas existentes nos dois distritos, onde ainda já muito a fazer”, disse.
Quanto a Manuel Candeias, o líder da AFCB, acrescenta que esta competição, para ele, tem três razões fundamentais. “Primeiro, este torneio “Lopes da Silva” vai ter, estou convicto, um enorme impacto na região, em termos desportivos, económicos, turísticos e gastronómicos, durante uma semana. Segundo, quero agradecer à FP Futebol ter decidido trazer para a nossa região este evento e ter confiado em nós, na organização e apoio. Significa que também sabemos planear grandes eventos e transmitir qualidade no trabalho apresentado, tal como já aconteceu noutras iniciativas. Terceiro, haver descentralização nestas organizações, é muito importante para o país e nós sentimo-nos preparados para receber esta grande competição, juntamente com os municípios e clubes envolvidos”. Conclui o presidente da AF Castelo Branco.
de dias será conhecido o calendário de jogos. Recordar que no distrito de Castelo Branco vão jogar 10 equipas e ficam instaladas as equipas de arbitragem também, enquanto, no distrito da Guarda, ficam as restantes 12 equipas/seleções distritais Sub 14 masculinas. O próximo treino de preparação da AF Castelo Branco será na segunda-feira, 22 de maio, às 18h45, no complexo desportivo municipal da Covilhã.