O clube covilhanense (foi campeão distrital 2022-23), vai ocupar o lugar deixado pelo Sp. Covilhã, que desceu de divisão. Ainda sem conhecer a série onde irá jogar, nem sequer os possíveis adversários, a equipa da ADE iniciou os treinos na passada segunda-feira (17 de julho), com 21 jogadores. O plantel ainda não está fechado, faltam pelo menos mais 4/ atletas, mas o objectivo já foi definido pelo coordenador Milton Cornélio e dupla técnica, constituída por Jorge Barros e Lourival Vianna: “Não vai ser fácil, pelo contrário, mas a ideia é tentar manter a equipa de juniores no Nacional. Estamos a começar agora, mas esperançados que iremos realizar uma boa temporada. Vamos ter de trabalhar muito e bem, apresentar bom futebol, qualidade, não facilitar e acreditar que é possível, de facto, obter a manutenção. Para que isso aconteça, queremos também contar com o total apoio dos pais dos atletas, sócios e adeptos, para além, daquilo que a direção já deu e vai, com certeza, continuar a dar-nos, para fazermos um bom trabalho, esta época, neste escalão”. Disseram os responsáveis do clube, em traços gerais, à RCB, no dia do arranque dos trabalhos (complexo desportivo da ADE).
Os treinadores já têm a pré-época praticamente definida, com jogos particulares agendados, com Benfica CB, CU Idanhense, entre outros. Entretanto, na próxima semana, os técnicos da equipa de juniores, vão realizar treinos de captação, no sentido de poderem ter mais jogadores para o plantel 2023-24. No que diz respeito aos restantes escalões, incluindo o futebol feminino sénior, começam a trabalhar em meados de agosto, princípio de setembro.
No campeonato nacional da 3ª divisão feminina, o objectivo passa por tentar alcançar a segunda fase da competição, enquanto, nos escalões de Iniciados e Juvenis Masculinos, o clube quer conquistar os títulos de campeões distritais da AF Castelo Branco.