Organizado pela CAIS, a cidade de Castelo Branco prepara-se para receber a Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua 2023, de 06 e 10 de setembro, com a presença de mais de 300 jogadores, cuja competição junta 26 equipas de 17 distritos e regiões autónomas.
No evento participam equipas femininas, masculinas e mistas, com atletas de diferentes faixas etárias. Cada equipa terá um máximo de 8 atletas (4 titulares) que disputarão jogos de 14 minutos. Durante os cinco dias de competição, decorrerão em simultâneo, várias actividades educativas, culturais e recreativas. A iniciativa tem entrada livre.
De acordo com a nota informativa enviada à RCB, “a abertura do evento está marcada para o dia 7 de setembro com um desfile, discursos por parte dos responsáveis das instituições organizadoras e parceiras, terminando com o jogo de boas-vindas. Nos dias 8 e 9 de setembro, decorrem os jogos da fase de grupos, os oitavos de final e os quartos de final. No dia 10 de setembro, último dia da competição, irão decorrer as meias-finais, o apuramento para a classificação geral, bem como a grande final masculina e feminina com posterior entrega de troféus”. Pode ler-se.
Recorde-se que o Projecto Futebol de Rua é promovido pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, com o intuito de incentivar à prática desportiva e utilizá-la na promoção da inclusão social. A Final será apresentada em conferência de imprensa conjunta entre a Cais e Município de Castelo Branco, dia 1 de setembro (próxima sexta-feira), às 14h30 nos Paços do Concelho. Trata-se da 18ª edição do Torneio Nacional de Futebol de Rua e a 20ª do Projeto Futebol de Rua.
O evento é promovido pela Associação CAIS, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco. Em termos de distritos, Évora, Vila Real e Bragança não participam. Estará, no entanto, presente, uma representação mexicana (M/F). Castelo Branco será representado pela equipa feminina/masculina da ADM Estrela (promotora distrital).