Objectivo: “Ser campeão distrital”. É desta forma que o treinador do Clube Desportivo de Alcains se refere no dia em que a equipa iniciou no “Trigueiros de Aragão”, os trabalhos para a época 2023-2024, na Associação de Futebol de Castelo Branco.
Ricardo Costa, que regressa a um clube que bem conhece, acrescenta à RCB que “espero um campeonato muito competitivo, apesar de ter apenas 10 equipas a participar, mas o objectivo, até pelo histórico do CDA, passa pela conquista do título de campeão, jogando bem, com muita consistência e qualidade de trabalho. O plantel tem alguns jogadores da formação, mas os reforços (11) foram cirurgicamente escolhidos, e ainda está aberto a mais dois/três novos atletas, num grupo de trabalho que já tem 20 jogadores.” Afirma.
O novo timoneiro “canarinho” adianta que em termos de apoio “não tem faltado absolutamente nada, para exercer o meu trabalho, pois tenho tido uma disponibilidade total da direção liderada por Élio Esteves. Quanto aos adeptos, eles podem esperar uma entrega total dos jogadores, para que, todos juntos, consigamos ser campeões distritais, apesar do valor dos nossos adversários”. Remata Ricardo Costa, que após ter sido nas últimas duas temporadas adjunto de João Mateus, no Águias do Moradal e Benfica e Castelo Branco, retoma o lugar de técnico principal, agora no CD Alcains, colectividade que vai participar no Campeonato Distrital (17 de setembro) e Taça de Honra “José Farromba” (30 de dezembro) da AF Castelo Branco. João Laia e Bruno Cardoso, são adjuntos.
Eis o plantel 2023-24: Guarda-redes: Gonçalo Nunes e Eden Silva (ex-VV Rodão). Defesas: Miranda(ex-Idanhense), Mendes, Fábio Erins (ex-FC Serpa), Vitor Luís (ex-CD Gouveia), Ferreira e Pedro Mendes. Médios: Edi (Ág. Moradal), Vinicius Bandeira (ex-SC Mirandela), João Maria, Vinicius (ex-SC Mirandela), Torrado, Luís Fortunato (ex-VV Rodão) e Tomás Esteves. Avançados: Darlan (ex-Benfica CB), Amessan (ex-SC Olhanense), Pelezinho, Balão e Igor Henrique (ex- GD Oliveira de Frades). Relativamente aos jogos de pré-época, o CD Alcains vai realizar sete (de 19 de agosto a 09 de setembro), com Alcanenense (2), Ferreira do Zêzere (2), Proença-a-Nova (2), e Guarda FC.