A AD Fundão (Liga 1) venceu este sábado em casa por 4-2 (1-0 ao intervalo), o Viseu 2001 da Liga 2, em jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, competição que os beirões da Cova da Beira já venceram por uma vez, em 2014, na cidade de Oliveira de Azeméis.
A equipa fundanense dominou quase por completo uma partida, em que, ficou a dever a si própria mais golos. Em encontro praticamente de sentido único, a AD Fundão realizou uma boa exibição, dominou o seu adversário, entrou forte, quer na 1ª, quer na 2ª parte, marcou cedo, Yuri Bahia, foi o homem do jogo, ao apontar três dos quatro golos da sua equipa, e ajudou a proporcionar ao guarda-redes visiense grandes defesas, a evitar mais golos ao seu adversário, onde ao longo dos 40’, aconteceram a remates de Thales, Uesler, Rafael Freire, Tomás Colaço e Mário Freitas. Foram oportunidades claras de golo, mas que o guardião do Viseu 2001, se opôs com êxito.
Para além disso, o conjunto orientado por João Nuno Ribeiro/Nuno Couto, por intermédio do capitão, no 1º tempo, e Kutchy, no 2º, remataram aos postes, por três vezes. Nos primeiros 20’, só deu Fundão, onde o 1-0 (Yuri Bahia marcou aos 4’), era lisonjeiro. A equipa de Rui Almeida, apenas teve uma boa situação, aos 18’, com um remate de Xano e Juan Pinheiro defendeu com categoria. No restante do desafio, a turma da Liga Placard, controlou sempre.
Na segunda parte, novamente entrada “ de leão” da ADF, aos 21’ e 23’, fez o 2-0 e 3-0, ambos por intermédio de Yuri Bahia, depois do guarda-redes contrário ter feito duas boas intervenções. Com o jogo controlado, a Desportiva passou a trocar a bola, e a rodar os jogadores, e no 1º erro de passe (Rafael Freire), em transição, Pedro Amaral marcou (1-3), minuto 25’. Mesmo sem criar muito perigo, o Viseu 2001, tentou complicar a vida à ADF, pressionou alto, mas, também, diga-se de passagem, não criou mais situações de golo. Foi na resposta, aos 34’, que o pivô Renatão estreou-se a marcar. Era o 4-1.
A partir daqui, a Desportiva voltou a pegar na partida, Mário Freitas abriu o “livro”, desequilibrou duas/três vezes, e as oportunidades surgiram, com o próprio, Uesler e Kutchy, a criarem momentos de emoção, de qualidade e situações de golo. Marcelo Ferreira e os postes, evitaram. Já dentro do último minuto de jogo, com guarda-redes avançado, Pedro Amaral, bisa, ao rematar à entrada da área da AD Fundão, onde caprichosamente, bate em Kutchy e trai o seu guardião.
O resultado final foi de 4-2, é justo, mas podia ser mais dilatado. A vitória foi abrilhantada pela réplica dada pelo Viseu 2001, mas que, também, não teve arte e engenho, para fazer mais e melhor. A AD Fundão segue assim em frente na Taça de Portugal, e vai agora disputar a 5ª eliminatória. O sorteio realiza-se na próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, a partir das 14h30, na Cidade do Futebol, na sede da FP Futebol.
Entretanto, no sábado, 11 de fevereiro, regressa o campeonato da 1ª divisão em futsal. O Fundão desloca-se ao Algarve para defrontar o Portimonense. O jogo está marcado para às 16h e tem relato na RCB. Na 1ª volta, deu empate a cinco golos, no Pavilhão Municipal “Francisco José Tavares”.