A Desportiva venceu este sábado, 30 de dezembro, por 3-2, em Ponte de Sor e está na final a oito da Taça da Liga. Ser Fundão, é isto mesmo. Jogar bem, saber sofrer, ser solidário, defender bem (a felicidade também dá trabalho) e com eficácia, materializar em golos, as oportunidades criadas.
A AD Fundão foi tudo isso, durante 40 minutos, no jogo no Alentejo, frente ao Eléctrico de Ponte de Sor, onde venceu com golos de Uesler, Lucas Rocha e Mário Freitas. Os beirões finalizam assim 2023 com uma vitória, algo que já escapava há algum tempo à equipa orientada por João Nuno Ribeiro e Nuno Couto, e dão uma bela prenda de ano novo aos sócios e adeptos da Desportiva. Encontro difícil, equilibrado, até nas oportunidades e nas exibições de alto nível dos dois guarda-redes, dinâmica e qualidade, como se esperava, mas ao contrário da partida a contar para o campeonato (a ADF perdeu por 2-0, recorde-se), os fundanenses realizaram uma primeira parte irrepreensível, jogaram com muita concentração, organizados, intensos, marcando primeiro por intermédio de Uesler, de pé esquerdo, onde Obina (grande guarda-redes), voltou a ser um dos melhores da equipa, defendendo tudo, ou quase tudo, sem hipóteses nos golos sofridos, mantendo sempre os seus companheiros dentro do jogo e com possibilidades de lutar pela vitória, como veio a acontecer. Os alentejanos ainda empataram na primeira parte, e foram melhores durante 10 minutos do 2º tempo, onde remataram por duas vezes, à barra e poste, e colocaram em sentido o guardião brasileiro do Fundão. Depois disso, a equipa da Cova da Beira equilibrou, teve mais posse de bola e, assim, em dois lances, um de bola parada e outro de transição, os jogadores acreditaram que poderiam marcar. Lucas Rocha fez 2-1 e Mário Freitas, 3-1. No 5×4, o Eléctrico reduziu para 2-3, aos 38’, mas insuficiente, para levar o desafio para os penaltis. A AD Fundão defendeu muito bem nos últimos dois minutos, conseguindo segurar a vantagem no marcador e seguir em frente na competição, marcando presença, de 18 a 21 de janeiro de 2024, em Póvoa de Varzim, na Final a Oito, da Taça da Liga. Vitória justa a ADF, perante um adversário forte, bom, mas que, desta vez, não conseguiu bater os beirões. Excelente arbitragem.
O capitão da equipa do Fundão refere à RCB que “sim, parece-me uma vitória justa frente a um adversário que tem muita qualidade e tem grandes jogadores, mas tivemos um Fundão igual a si próprio, dentro daquilo que habituamos as pessoas, a atacar e defender bem, organizados, intensos e eficazes também e com muito coração, soubemos sofrer e vencemos com justiça. Primeiro objectivo da época alcançado, estar na final a oito da Taça da Liga. Temos de estar sempre nestes palcos. Estamos de parabéns e que seja o click positivo para o resto da época e demos a todos nós, clube, estrutura, jogadores, treinadores, sócios e adeptos uma grande prenda de ano novo.” Conclui Mário Freitas.
Por sua vez, o treinador/coordenador da ADF começa por dizer que “ao contrário do que disse o Mário Freitas, o primeiro objectivo da época não é este, mas sim, sairmos o mais rapidamente possível dos lugares de descida no campeonato. Quanto ao jogo, penso que vencemos com todo o mérito, onde realizamos uma grande primeira parte, sentimos muitas dificuldades no início da segunda parte, que foram difíceis, onde tivemos mais coração do que cabeça, mas depois acertamos, equilibramos, marcamos dois golos, soubemos sofrer e defender o 5×4, controlamos, e, repito, penso que vencemos com mérito, frente a um grande adversário”. Disse Nuno Couto.
O repórter RCB, Leal Martins falou ainda com o reforço de inverno Guilherme Meira. “Hoje posso dizer que é um bom regresso, vou poder disputar mais uma final a oito e voltar a representar o Fundão. Estou empolgado de poder estar aqui com os meus novos companheiros e o que posso fazer para ajudar e aprender também. Vim para somar e se possível fazer também diferença, para melhorar a nossa classificação e chegar a todos os nossos objectivos de época”. Afirmou o jogador.
Agora seguem-se uns dias de miniférias de Ano Novo. A AD Fundão regressa ao trabalho, a 02 de janeiro, para iniciar a preparação do jogo com o Candoso, em casa. O encontro da jornada 12 (início da 2ª volta do campeonato da Liga Placard em Futsal), disputa-se dia 06 de janeiro (sábado) às 17h30, com relato na RCB.
ResponderEncaminharAdicionar reação |