A equipa masculina finalizou os trabalhos hoje, no pavilhão nº 1 da UBI – Covilhã, após a realização de sete sessões de treino(24 a 27 de junho). A RCB acompanhou ontem o apronto dos Sub 19 e no final conversou com o Treinador Nacional.
O técnico José Luís Mendes fez o balanço dos trabalhos: “As ilações a tirar, são de facto muito positivas. O balanço é muito bom. Nós tínhamos objetivos muito claro neste estágio: observar jogadores que vinham aos trabalhos da seleção pela primeira vez, foram 4, na qual tiveram um comportamento fantástico e aumentaram claramente o nosso leme de opções enquanto, o outro, era consolidar alguns comportamentos que já temos vindo a trabalhar durante a época desportiva. Portanto, esses objetivos foram cumpridos na íntegra, sabíamos da importância deste estágio, apesar de ser no final da temporada e sem jogos, sabíamos que era importante para fazer esse tipo de observação e de avaliação, pois temos vindo a trabalhar alguns conteúdos, uma vez que, a próxima época vai ser extremamente importante, uma vez que temos o apuramento para o Campeonato da Europa em março e nós queremos conquistar esse objectivo”. Refere.
O técnico, natural da Covilhã, acrescenta que “já não estávamos há algum tempo juntos, é perfeitamente normal que nos primeiros dias estivéssemos a reavivar algumas coisas já trabalhadas. Como disse, também foi uma oportunidade de ver jogadores pela primeira vez e de observar outros que já não vinham há algum tempo, sendo isso perfeitamente alcançado, onde realizamos treinos muito puxados, e eles responderam muito bem á carga que demos e ao volume de treino, foram exigentes e têm correspondido na perfeição”, disse à RCB.
O timoneiro português realça ainda as muitas escolhas que tem ao seu dispor: “nesta época que termina hoje (ontem) com a seleção sub-19, vieram a estágio mais de 30 jogadores, mais dois ou três até podiam cá estar, mas, não foi possível, devido aos exames na escola, nesta altura, nenhum é do distrito de Castelo Branco, é difícil, mas não não deixa de haver qualidade por cá, mas este número de atletas, significa que, temos um leque de escolhas grande e dá-nos a possibilidade de não estarmos restringidos a um grupo pequeno e sim termos um plantel bastante alargado, para fazermos as nossas escolhas tendo em vista a qualificação para o europeu”. Afirma.
Por último, José Luís Mendes, ter estado de novo na sua cidade foi bom.
” Claro. Vale sempre a pena voltar e estar em estágio e se for na nossa cidade tanto melhor. O pavilhão é impecável, apesar dos acessos continuarem a não ser os melhores. Tudo normal. Estamos muito bem instalados e temos todas as condições de realizar o nosso trabalho. No entanto, continuo a referir, não é a primeira vez que falo na RCB nisso. Faz muita falta na Covilhã um pavilhão municipal. Infelizmente continua a não ter as melhores condições. Não há um pavilhão municipal na nossa cidade, e isso, não é uma coisa positiva. Com um pavilhão municipal, mais estágios e jogos haveria da Seleção A, por exemplo, e não só, futsal, como noutras modalidades de pavilhão. É uma lacuna que nós já temos há décadas. Gostaria que tudo isso, mudasse em breve”. Finaliza José Luís Mendes.
Para além dos treinos, a Equipa das Quinas Sub 19M, integrado no programa social, visitou a sede social da APPACDM Covilhã.
Estiveram na Covilhã 18 jogadores.
No que diz respeito à Seleção Nacional Feminina Sub 17, o estágio terminou ontem, com a realização do segundo jogo de preparação frente à Espanha, no pavilhão municipal do Fundão.
Depois de ter perdido, por 5-4, na terça-feira, as lusas voltaram a perder esta quarta-feira, por 5-1.
André Teixeira é o Treinador Nacional.
Apesar das duas derrotas faz um balanço positivo do estágio no Fundão (24 a 26 de junho).
” Maravilha. Fomos muito bem recebidos, fomos muito bem tratados, as condições de trabalho foram optimas, quer para o desenvolvimento das miúdas, quer para nós, em termos de organização de trabalho, por isso, estamos muito satisfeitos”, afirmou o técnico à RCB.
Estiveram em estágio 14 jogadoras (nenhuma do distrito de Castelo Branco).
Luís Conceição, selecionador nacional feminino “A”, esteve no Fundão a acompanhar o estágio.
Os trabalhos das duas Seleções Nacionais de Futsal, tiveram o apoio da AF Castelo Branco, FP Futebol, Município do Fundão e Universidade da Beira Interior.
Para além da presença de Manuel Candeias (presidente da AFCB), os dois estágios foram supervisionados pelo dirigente da FPF, José Ferreira, dirigente ligado à modalidade e que já tinha estado na Covilhã (pavilhões da UBI), no passado fim de semana, nas Fases Finais das Taças Nacionais em Futsal, Sub 15, Sub 17, Sub 19, Masculinos e Seniores Femininos.