A GNR desmantelou uma rede criminosa que se dedicava ao furto de ouro e de dinheiro a pessoas vulneráveis nos concelhos de Fundão e Covilhã. Um homem e quatro mulheres entre os 23 e os 34 anos foram constituídos arguidos no passado dia 15 de janeiro.
A investigação decorria há cerca de um ano e ao longo desse período de tempo, a GNR conseguiu apurar que os “suspeitos abordavam as vítimas, com idade compreendidas entre os 73 e os 79 anos, e introduziam-se no interior das suas residências, com intenção de furtar ouro e dinheiro”, explica a autoridade em comunicado.
No decorrer da operação, foi dado cumprimento a três buscas domiciliárias nos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira e Gondomar, que culminaram na constituição de arguidos dos suspeitos.
Uma das arguidas, uma mulher de 32 anos, foi detida, “adicionalmente”, por posse ilegal de arma, juntamente com um homem de 47 anos e outra mulher de 39.
Além de 24 artigos em ouro, foram apreendidas três espingardas, um revólver, uma pistola e 89 munições de diversos calibres.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Covilhã e do Fundão.