A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 20 e 23 de setembro, realiza uma operação de controlo e fiscalização direcionada para o transporte rodoviário de passageiros, em todo o Território Continental, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego de veículos.
Durante quatro dias, de quarta-feira a sábado, entre 20 e 23 de setembro, a GNR desenvolve ações de fiscalização, “no sentido de contribuir para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores profissionais, com o objetivo de promover a segurança rodoviária”.
As ações de fiscalização de veículos pesados de transporte de passageiros, vão incidir em diversas áreas tais como a alteração de caraterísticas e transformação de veículos; os tempos de condução diária e semanal, pausas e períodos de descanso diários e semanais.
As velocidades instantâneas do veículo, registadas pelo aparelho de controlo durante as últimas 24 horas, no máximo, de utilização do veículo e o funcionamento do aparelho de controlo (tacógrafo) são outros temas em que a Guarda Nacional Republicana estará atenta.