A GNR de Castelo Branco recuperou, na passada quinta-feira, três cachorros abandonados “junto a um caixote do lixo” daquele concelho.
De acordo com o comando territorial, os militares deslocaram-se ao local após “a denúncia de um cidadão”. A GNR avança que os cães, recém-nascidos, “se encontravam bastante debilitados dentro de uma caixa de papelão”.
Os três cachorros foram entregues ao Centro de Recolha Animal e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.
Também na quinta-feira, a GNR da Covilhã recuperou naquele concelho um grifo-euroasiático-juvenil, que se encontrava “debilitado e a deambular pela estrada”, não conseguindo voar pelos próprios meios.
Situação que se repetiu na sexta-feira, 8 de setembro, com uma raposa vermelha que “se encontrava ferida”, e também a deambular numa estrada do concelho da Covilhã.
Os militares da Guarda recolheram ambos os animais e encaminharam-nos para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
No âmbito do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, a GNR apela à “denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono” através da Linha SOS Ambiente e Território, que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.