Governo está disponível para financiar projeto do regadio a sul da Gardunha com a vertente apenas do lado do concelho do Fundão. O Ministro da Agricultura aguarda a reestruturação do projeto e garante que se não for noutro programa, terá cabimento na iniciativa “A água que nos une” que será apresentada no início do próximo ano.
“Será possível, ficará, se não for mais nada, incluído na iniciativa Água que Une. Nós tínhamos 14,8 milhões de euros para o projeto que tinha sido apresentado e aprovado pela Câmara Municipal de Castelo Branco que não quis avançar com ele e impos a condição de se fazer outro investimento que nunca se tinha falado nele.”
O Ministro da Agricultura falava, esta manhã, aos jornalistas, no final da sessão de abertura das XV Jornadas da Fenareg que estão a decorrer no Fundão.
José Manuel Fernandes garante que o governo está disponível para apoiar o projeto.
“Nós estamos disponíveis, avançaremos, isto é importante para o território e tudo o que é importante para o território nós contribuímos, agora aguardamos pela reestruturação do projeto que a Câmara Municipal vai apresentar.”
Paulo Fernandes diz que o projeto está a ser reestruturado para ser apresentado assim que abrir o programa de financiamento.
“Estamos a otimizar já os estudos e projetos para o que vai ser o aviso que irá sair no programa que o Governo está a preparar, A água que nos une, que é um programa também de financiamento a aproveitamentos hidroagrícolas. Por isso estamos mesmo a ultimar os nossos projetos de execução para só colocar aquilo que é do lado do concelho do Fundão.”
A expetativa do autarca é de ver obras no terreno já na próxima primavera.
“Estou em condições de, em muito poucas semanas, começar a lançar os primeiros concursos. Os projetos de execução estamos a corrigi-los para 1000 hectares e para a zona do concelho do Fundão, mas eu diria que poderíamos ter intervenções, no terreno, já na próxima primavera.”