Os trabalhadores do grupo Transdev iniciaram à meia-noite uma greve de 48 horas. Em causa estão regalias que os trabalhadores perderam, refere o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), que convoca a paralisação.
A Transdev opera nas regiões norte e centro do país, tendo nesta última zona uma presença na Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), e também na linha de transporte municipal da Covilhã, entre outras.
Esta é a quinta greve do grupo Transdev este ano, a primeira de dois dias dado que as anteriores, também convocadas pelo STRUN, tiveram um período de 24 horas. Em causa estão “as regalias que os trabalhadores perderam”, refere o sindicato.,
De acordo com o site sapo.pt, que cita a agência lusa, José Manuel Silva, coordenador do STRUN, disse que os trabalhadores não vão assinar o Acordo de Empresa proposto pelo grupo. Numa reunião tida no 5 de maio com a administração, “a empresa disse que não tinha mais nada para oferecer, simplesmente queria que nós assinássemos aquilo e depois para janeiro poderíamos discutir o resto que os trabalhadores pretendem”, de acordo com o sindicalista.
Questionada pela Lusa, a Transdev lamenta a indisponibilidade do STRUN para o diálogo e afirma que “solicitou ao STRUN que se voltasse a sentar à mesa junto com os demais representantes sindicais, para continuar a melhorar o acordo”, algo que o sindicato “não aceitou”.