O mais recente Ranking de Competitividade Municipal, publicado pelo Instituto +Liberdade, apresenta uma nova avaliação comparativa entre os municípios portugueses, destacando o desempenho de cada um em diversas áreas. No conjunto da Beira Interior, Guarda e Covilhã surgem como os concelhos mais competitivos, enquanto Sertã e Sabugal aparecem entre os menos bem classificados.
O estudo teve em conta onze categorias para a elaboração do ranking: rendimentos familiares, capital produtivo, capital humano, saúde, educação, habitação, cultura e entretenimento, proteção e justiça, serviços essenciais e ferrovia, fiscalidade e endividamento autárquico, e ainda competitividade envolvente.
Como seria de esperar, Lisboa, Oeiras e Porto ocupam as primeiras posições a nível nacional. Já na Beira Interior, a Guarda destaca-se com uma excelente 31.ª posição, sendo o único município da região a integrar o top 50. A Covilhã segue-se no 66.º lugar, sendo o concelho melhor classificado do distrito de Castelo Branco.
Mais abaixo no ranking, Castelo Branco ocupa o 79.º lugar, enquanto o Fundão surge em 145.º, Gouveia em 152.º, Seia em 162.º, e os concelhos da Sertã e do Sabugal encerram a lista regional, nas posições 173.ª e 167.ª, respetivamente.
O ranking considera apenas municípios com mais de 10 mil habitantes, refletindo o desempenho relativo das autarquias em múltiplas dimensões de competitividade e qualidade de vida.
De: Fernando Teixeira (RCB)














