A cidade da Guarda recebe de 16 a 24 de agosto, a primeira edição do Guarda Music Festival. Solistas internacionais, concertos, recitais, masterclasses e ainda um “acampamento musical” é o que está programado para o festival que conta com cerca de 200 músicos de vários pontos do mundo.
Entre músicos jovens e profissionais, vão marcar presença no primeiro Guarda Music Festival centenas de pessoas vindas de Espanha, França, Alemanha, Roménia, Rússia, Ucrânica, Hong Kong, Suíça e Portugal.
Beatrice Berrut, Clemence de Forceville ou Kirill Troussov são apenas alguns dos grandes nomes da música clássica a nível mundial. Ao longo de oito dias, vão estar também presentes elementos das principais orquestras de Portugal, como a Orquestra Sinfónica do Teatro de São Carlos ou a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Os concertos são abertos ao público e acontecem todos às 21h30 em diferentes locais da cidade. De 17 a 20 de agosto, o palco é a Igreja da Misericórdia; nos dias 21 e 24 as atuações são no Teatro Municipal da Guarda; no dia 22 no museu municipal e no dia 23, na biblioteca municipal Eduardo Lourenço.
Além dos concertos, o Guarda Music Festival visa também proporcionar aos estudantes de música o contacto com os artistas de renome. Por isso, em simultâneo com o festival, decorre também a quarta edição do Estrela Music Summer Camp, um campo de férias musicais que será dirigido pelo diretor artístico da Orquestra Filarmónica Portuguesa, que também vai atuar no certame.
O Guarda Music Festival decorre de 16 a 24 de agosto, com o apoio do BPI – Fundação “La Caixa”.