O Teatro Municipal da Guarda acolhe, no dia 23 de setembro, o primeiro congresso da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes – AMAI. Um momento para reivindicar direitos de igualdade para os candidatos e eleitos independentes aos diversos cargos políticos.
Em comunicado, a AMAI avança que neste primeiro encontro vai ser abordada a Revisão da Lei eleitoral onde “continuam a existir desigualdades nada condizentes com o regime democrático português”.
Apesar do número de candidaturas e eleitos independentes às eleições autárquicas “ter vindo a crescer” nos últimos 10 anos, a associação aponta “disparidades entre candidaturas de Grupos de Cidadãos Eleitores e Partidos”, considerando “urgente” salvaguardar os direitos de igualdade dos independentes quando eleitos ou candidatos a diversos cargos políticos autárquicos.
O congresso da AMAI, marcado para dia 23 de setembro, no Teatro Municipal da Guarda, vai ser palco dessa e outras reivindicações, passando também pela Lei das Finanças Locais, pela delegação de competências às autarquias e pela reorganização política do país.