No concelho do Fundão o novo ano letivo de 2024-25 irá trazer “mais uma turma do primeiro ciclo do ensino básico no Telhado e outra no Souto da Casa. A informação foi confirmada pela Rádio Cova da Beira junto do município do Fundão que anuncia ainda o crescimento do número de crianças nas freguesias da Fatela e do Castelejo, localidades para onde tem vindo a ser encaminhados os alunos que não dispõem de vagas nas escolas básicas da cidade.
O crescimento da procura no primeiro ciclo do ensino básico também é visível em Alpedrinha, freguesia que “no ano passado passou de duas para três turmas”, explica à RCB a divisão de educação do município do Fundão.
Segundo a autarquia, o aumento da frequência de alunos do primeiro ciclo também é uma realidade em Vale de Prazeres e nas Atalaias. No caso concreto da União de Freguesias das Atalaias, no ensino pré-escolar “passaram de quatro para dezassete crianças”, situação que resulta do encerramento do jardim-de-infância da Misericórdia de Alpedrinha.
De acordo com a divisão de educação e cultura no município do Fundão, apenas as escolas básicas do Salgueiro, na freguesia dos Três Povos e em Janeiro de Cima se regista um número reduzido de alunos, “sendo que no Salgueiro a situação é mesmo muito crítica”.
Os números agora conhecidos também se refletem na freguesia da Capinha, onde segundo o autarca local a escola deixou de ser um ponto de apoio à EB1 de Pêro Viseu, o número de crianças que justifica a manutenção da escola básica.
Oiça a notícia de Dulce Gabriel: