O interesse de compradores estrangeiros em adquirir casa em municípios com menos de cinco mil habitantes é uma realidade cada vez mais expressiva. É o que diz um estudo do Idealista, baseado nas visitas recebidas na sua base de dados, que coloca Penamacor no “top 5” dos municípios com maior volume de pesquisas de casa feitas desde o estrangeiro.
De acordo com o marketplace imobiliário do sul da Europa, existem pelo menos vinte regiões do país que, mesmo tendo menos de cinco mil 500 habitantes, têm despertado interesse aos compradores internacionais.
Uma delas é o município de Penamacor. Com 43% das visitas aos anúncios de habitação feitas por estrangeiros, a localidade está no top 5 das regiões mais procuradas pela comunidade estrangeira, com um grande volume de pesquisas de casa a partir do exterior do país.
No mesmo pódio, está Alcoutim (Faro), Porto Moniz (Madeira), Pedrógão Grande (Leiria) e Nordeste (ilha de S. Miguel).
O concelho de Penamacor, em conjunto com Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, está ainda inserido nos 10 municípios em que o interesse estrangeiro é maior do que o interesse nacional.
O estudo do Idealista foi baseado nas visitas recebidas naquela base de dados durante os meses de junho e julho de 2023.