A sede de Junta de Freguesia de Penamacor, no passado domingo, 15 de dezembro, foi palco da apresentação do livro “Histórias da Minha Aldeia”, de António Almeida Serrano. A obra resgata memórias, tradições e histórias de vida do concelho, com foco nas vivências de há 50, 60 e até 70 anos, destacando a importância de preservar as raízes da região.
O autor do livro, explicou que escreveu “sem qualquer outra ideia que não fosse reportar” as histórias e memórias do passado da sua aldeia e vivência pessoal, considerando que o resultado foi positivo.
Durante a apresentação, também o presidente da Câmara Municipal frisou que, desde o primeiro momento, o município olhou para o livro como um elemento “importante” para Penamacor. “Fala das histórias de vida e memórias do concelho, das tradições e do modo de viver. Isto é muito importante ficar registado e o município abriu portas a esta publicação”, afirmou António Luís Beites, citado em comunicado, agradecendo a António Almeida Serrano.
Já Francisco Abreu, responsável pela apresentação e prefácio da obra, disse ser com profunda emoção que apresentava um livro “muito importante para o concelho, para as gentes do concelho e para as memórias das gerações futuras”, reconhecendo nele “muitas das personagens, das situações e das conversas”.
A apresentação de “Histórias da Minha Aldeia” teve casa cheia. António Serrano agradeceu a todos os envolvidos na publicação do livro, incluindo à Câmara Municipal de Penamacor e à Junta de Freguesia.
O livro “Histórias da Minha Aldeia” pode ser descarregado gratuitamente através do link: https://bit.ly/historiasdaminhaaldeia.