O contador de histórias António Fontinha e o novo espetáculo “Lembras-te da Guerra Colonial?” são alguns dos principais destaques do “Em Trânsito” 2024, organizado pela Quarta Parede. As apresentações acontecem nos dias 25 e 31 de outubro, respetivamente, na freguesia do Peso e na Covilhã.
A iniciativa “Em Trânsito – artes performativas para novos públicos” 2024, traz dois eventos de destaque nesta edição. No próximo dia 25 de outubro, o reconhecido contador de histórias António Fontinha vai estar no Salão do Pavilhão Desportivo do Peso para duas sessões de “Partilhando Contos Tradicionais Portugueses”. A primeira, às 11h00, é destinada a crianças do pré-escolar e do ensino básico, e a segunda, às 21h30, é aberta ao público em geral.
António Fontinha, pioneiro do movimento de novos narradores em Portugal, é conhecido pela sua dedicação à tradição oral portuguesa. Através da sua narração envolvente, o contador promove a preservação do património imaterial dos contos populares, inspirando tanto jovens como adultos.
No dia 31 de outubro, às 21h30, estreia no Auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã, o espetáculo “Lembras-te da Guerra Colonial?”. Uma produção do Laboratório de Artes Performativas Sénior, com direção artística de Sílvia Pinto Ferreira, fruto de uma criação coletiva com pessoas acima dos 60 anos.
A peça aborda as vivências e memórias dos participantes sobre a Guerra Colonial Portuguesa, refletindo sobre as consequências emocionais e sociais dessa experiência traumática, que ainda reverberam na sociedade atual.
O Em Trânsito 2024 decorre até 21 de novembro, na Covilhã, Orjais e Peso, com uma vasta programação de espetáculos e oficinas gratuitos, dirigidos tanto a grupos escolares quanto ao público em geral.