O cinema fundanense, esta quinta-feira, 19 de setembro, é no recinto do Anjo da Guarda da Fatela, concelho do Fundão. Numa parceria entre o Cineclube Gardunha e o festival Fatela Sónica, é exibido hoje, a partir das 21h00, parte do documentário “Quem tem medo de Zurita de Oliveira?”, de Francisca Marvão. Mas também há música, com um DJ set levado a cabo por mulheres.
Setembro é mês de Fatela Sónica, o festival de punk que reúne “almas intrépidas, combativas e desalinhadas” e ao qual o cineclube Gardunha se associa, com filmes realizados ou protagonizados por mulheres.
Depois da exibição de “Não esperes demasiado do fim do mundo”, de Radu Jude, e de “Ela é uma música” de Francisca Marvão, a sessão desta quinta-feira volta a ser dedicada à realizadora portuguesa e ao documentário que está a conceber sobre a pioneira do rock em Portugal, “Quem tem medo de Zurita de Oliveira?”.
No recinto do Anjo da Guarda vão ser exibidas algumas cenas do filme, que está a ser produzido a partir de um crowdfunding. O financiamento coletivo vai continuar nesta iniciativa, uma vez que a entrada para a sessão de cinema serve de doação para a finalização do documentário. Não há um valor estabelecido, cada um dá o que puder.
Depois da projeção, está programado um DJ set de Beatriz Rodrigues e Ana Pestana, estando ainda previsto um serviço de bar para completar a noite de cinema e música.