Fundada a 3 de maio de 1978, a ADEP foi a primeira associação desportiva, cultural e recreativa de Penamacor, resultante da fusão entre o Clube Desportivo e o Teatro Clube de Penamacor. Participou pela primeira vez numa competição oficial na época 1978/79. Em 2005/2006 fundou a sua escola de futebol e desde então, participa em competições distritais jovens de futebol e futsal, acolhendo todos os anos uma centena de jovens.
António Marcos, presidente da ADEP, agradeceu a homenagem e, no final, à RCB, falou da honra que foi receber esta distinção, “porque é uma associação a que eu pertenço há muito tempo e que sempre se dedicou à prática desportiva e a ajudar a crescer, como jogadores e como homens, todos os jovens do nosso concelho e dá-nos uma honra enorme vê-los crescer cada vez mais felizes.”
Fundada a 1 junho de 1979, a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Pedrógão de S. Pedro recebeu a medalha de prata precisamente no dia em que completou 45 anos. Ao longo das mais de quatro décadas de existência tem promovido a atividade cultural e desportiva, mantendo as tradições da freguesia, o convívio social e tem a equipa do distrito filiada na AFCB com mais participações consecutivas no campeonato distrital, tendo alcançado resultados que lhe têm permitido participar na Taça de Portugal que é o que vai acontecer na próxima época.
António Pinto, presidente da direção da Associação Desportiva e Cultural de Pedrógão de S. Pedro, agradeceu a distinção que encara como “um reconhecimento da Câmara Municipal pelos 38 anos em estamos a participar no Campeonato Distrital da AFCB, e de outros eventos que temos realizado, mas principalmente tem sido o futebol que tem estado mais ativo. Ultimamente temos conseguido bons resultados na classificação, temos conseguido ir à final da Taça de Honra e temos conseguido, nos últimos dois anos, participar na Taça de Portugal.”
A sessão ficou ainda marcada pela atualização da Galeria dos Presidentes de Câmara e Assembleia Municipal do concelho. A partir de agora, numa das paredes do salão nobre estão os 18 autarcas responsáveis pela presidência da câmara e assembleia municipal nos 50 anos de democracia em Portugal. Uma forma de agradecimento “pela sua ação dedicada, como souberam servir a causa pública e progresso do concelho”. Um concelho com 815 anos de história. Penamacor foi fundado em 1209, por foral atribuído por D. Sancho I, reafirmado a 1 de junho de 1510 por D. Manuel I.
Pela primeira vez, foram distinguidos os elementos do quadro de honra dos Bombeiros Voluntários de Penamacor numa cerimónia onde foram ainda entregues as habituais distinções aos funcionários do Município, em função do número de anos dedicados à causa.