Começou no passado fim de semana (dias 21 e 22 de setembro), a Liga Ibérica da modalidade. A parceria entre a Federação de Desportos de Inverno de Portugal e Real Federação Espanhola de Desportos no Gelo, assinada este mês no país vizinho (Sala Samaranch, no Conselho Superior de Desportos), em Madrid, junta seis equipas espanholas e o HC Porto.
A prova vai ter 21 jornadas.
Na equipa portuguesa, o destaque vai para a presença do covilhanense João Farromba de 19 anos.
O jogador decidiu em 2021, experimentar a modalidade no Ice Arena nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela, para depois, com objectivo de evoluir, ter ingressado no Hóquei Clube do Porto, colectividade fundada em 2023, que conta com dois jogadores portugueses nas suas fileiras (total de seis atletas).
João Farromba é estudante de Gestão.
A cerimónia de assinatura do protocolo realizou-se dia 12 de setembro e contou com a presença de Pedro Flávio, presidente da direção da FDI Portugal (sede na Covilhã).
Uma vez que em Portugal não existe nenhuma pista de dimensões oficiais, para a prática da modalidade, pois aquela que está instalada na Serra da Estrela, apenas permite jogar 3×3, variante que conta com seis equipas lusas a competir, o HC Porto treina e joga em Madrid, aos fins de semana.
Hóquei Clube do Porto e Federação de Desportos de Inverno de Portugal, esperam ter em breve instalações próprias, na Trofa e Lisboa, respectivamente, para a prática oficial da modalidade.
Por falar em Hóquei no Gelo, a FDIP vai realizar no fim de semana de 11 a 13 de outubro, na Pista do Palácio do Gelo, em Viseu, uma iniciativa para promover a modalidade aos mais novos.
No que diz respeito à Patinagem de Velocidade no Gelo 2024, a FDI Portugal vai organizar na Thialf Ice Arena, em Heerenveen, nos Países Baixos, a Taça de Portugal – Allround e Single Distances, nos dias 26 e 27 de outubro e 01 e 02 de novembro, respectivamente.