De 7 a 9 de Novembro o centro cultural raiano acolhe mais uma edição desta iniciativa, direccionada para os profissionais de agricultura que procuram soluções inovadoras e sustentáveis para as suas operações, com principal foco na introdução de aplicações de microbiologia no sector.
O aumento da produtividade, a optimização do crescimento das plantas e a melhoria da saúde dos solos com recurso a microrganismos, a redução de custos, a substituição de químicos por soluções biológicas, a adopção de práticas agrícolas que minimizem o impacto ambiental assim como as últimas tendências em biotecnologia e as ferramentas disponíveis para os produtores são alguns dos temas que vão estar em debate na edição deste ano.
Ao longo dos três dias vai ser possível acompanhar demonstrações práticas que evidenciarão as diversas aplicações da microbiologia em diferentes culturas e sistemas de produção. Os participantes vão ainda ter acesso às mais recentes novidades do mercado, mantendo-se atualizados sobre as tendências e avanços da área.
O dia 7 de Novembro é dedicado a soluções economicamente viáveis como bio estimulantes, sementes, culturas de cobertura e melhoria do solo. O controlo de pragas e doenças nas culturas, e a apresentação de casos de estudo já implementados são alguns dos destaques. O dia seguinte é dedicado ao papel estratégico dos territórios para um desenvolvimento sustentável, incluindo os mercados de carbono, a rede de bio-regiões, raças e variedades autóctones e ainda a relação entre a gastronomia e restauração e o seu impacto no desenvolvimento territorial e local.
No último dia do evento a organização vai promover uma visita guiada ao património de Idanha-a-Velha que vai ser conduzida por Tiago Lourenço da Real Idanha.