As obras de requalificação do Centro de Saúde de Idanha-a-Nova devem estar concluídas ainda este ano, avança a autarquia em comunicado. No valor de 149 mil euros, a empreitada vai permitir melhorias no interior e exterior do edifício, incluindo a eficiência energética, modernização dos espaços e equipamentos.
“Embora a manutenção do Centro de Saúde não seja da responsabilidade da Câmara”, o município procedeu a um acordo com a Unidade Local de Saúde para, com o apoio de verbas do Centro 2020, assumir a obra, “otimizar o processo e garantir melhores serviços de saúde no concelho”, explica o edil, recordando que o investimento se insere “na estratégia da Câmara Municipal para a saúde”.
Estratégia que “visa proporcionar o acesso a cuidados médicos e de enfermagem com qualidade e proximidade, bem-estar e qualidade de vida à população, em articulação com o SNS”, avança.
É neste âmbito, que o Centro de Saúde vai fazer parte dos projetos-piloto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários a nível nacional, tendo sido já colocada a Cadeira de Dentista e os restantes equipamentos num espaço próprio, dentro daquela unidade, para consultas de odontologia para toda a população idanhense, num investimento de cerca de 20 mil euros.
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova adquiriu ainda equipamento de Telemedicina, com o intuito de reforçar os serviços médicos de proximidade e facilitar a comunicação entre profissionais de diferentes unidades de saúde.