Chama-se “Vida (In)Sanas” e estreou na sexta-feira, 13 de outubro, no Estúdio Teatro São Veiga, em Idanha-a-Nova. Trata-se de um projeto sobre a saúde mental.
“Vidas (In)Sanas” é uma criação original desenvolvida pela Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta da Unidade Local de Saúde Castelo Branco, em colaboração com a companhia de teatro Ajidanha.
Com encenação de Rui Pinheiro, o espectáculo foi interpretado por elementos da Equipa Comunitária de Saúde Mental, desafiados a subir ao palco e revelar o seu talento: Antónia Mateus, Emanuel Pereira, Filipa Amaro, Liliana Vieira, Lino Rodrigues, Rita Sousa e Vânia Cardoso.
O projeto tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para o tema da saúde mental, através da representação das patologias psiquiátricas mais comuns, de modo a reduzir o estigma e aumentar a compreensão para com este tipo de doenças.
Integrado na comemoração da Semana da Saúde Mental, “o espectáculo não só alcançou os objetivos propostos, como também criou oportunidades de partilha e de união entre os intervenientes, com muito público a presenciar este momento especial”, refere o município de Idanha-a-Nova.
fotos: CM Idanha-a-Nova