O projeto “Rede de Guardiãs da Natureza”, que visa capacitar mulheres do meio rural para a defesa da sustentabilidade e do clima, foi apresentado no passado dia 4 de abril, em Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova. A iniciativa, promovida pela Business As Nature e financiada pelo Fundo Ambiental/ICNF, foca-se no Parque Natural do Tejo Internacional.
O projeto tem como foco o Parque Natural do Tejo Internacional e já conta com a participação de mais de 25 mulheres da região. A parceria local com a Adraces – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul é um dos pilares da iniciativa, que procura envolver as comunidades locais na preservação do meio ambiente e na valorização do património natural e da biodiversidade.
A “Rede de Guardiãs da Natureza” pretende contribuir para a implementação de modelos de gestão ambiental mais próximos das pessoas que habitam e cuidam desses territórios. A capacitação das mulheres do meio rural é uma das chaves para garantir que a sustentabilidade seja uma prática enraizada nas comunidades, ajudando a preservar os recursos naturais para as futuras gerações.