A União Europeia entregou a Idanha-a-Nova, esta segunda-feira, 25 de setembro de 2023, em Bruxelas, o prémio de melhor Bio-Região da Europa.
“É o reconhecimento do trabalho e das boas práticas da Bio-Região de Idanha-a-Nova, com a maior área de produção biológica do país e uma forte aposta na educação e na sustentabilidade ambiental e social”, refere o município idanhense.
O prémio de “Best Organic Bio-District” foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, em Bruxelas, na cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Produção Biológica 2023 (EU Organic Awards).
Armindo Jacinto declarou que estes galardões são um “reconhecimento da Europa para os agricultores, produtores e comunidades que, através das suas boas práticas, em modo de produção biológico, promovem a geodiversidade e a biodiversidade, descarbonizam, regeneram os solos, preservam e fazem bom uso da água e da energia”.
“A Europa tem de dar o exemplo e remunerar estes serviços de ecossistemas e penalizar quem não faz bem. Tem que proibir o uso de fitofármacos na agricultura e na transformação, como o glifosato, que a Organização Mundial de Saúde considera ser carcinógeno e nocivo para o ambiente”, referiu o autarca em Bruxelas.