“Aerograma Liberdade” é uma carta-concerto que sobe ao palco do Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, dia 25 de fevereiro (domingo), pelas 16h30. O espetáculo educativo é dirigido a crianças e famílias.
Construído como se de uma carta se tratasse, o concerto associa a leitura musicada de aerogramas ficcionados à projeção de imagens ilustradas para dar a conhecer a história de uma família que é também a história do Portugal da década de 60/70 até ao 25 de Abril de 1974, refere o município idanhense na apresentação do evento.
Os aerogramas, alcunhados de “bate-estradas”, eram um dos meios de correspondência mais utilizados entre os militares e as famílias durante a Guerra Colonial, sendo transportados e fornecidos gratuitamente aos militares e às suas famílias. Estima-se que tenham sido impressos mais de 300 milhões.
Integrado nas comemorações do município de Idanha-a-Nova do 50º aniversário do 25 de Abril, “pretende-se que este trabalho de memória musicado seja “o passado por dentro do presente” do verso de Manuel Alegre”, acrescenta a nota da câmara.
Encomendado inicialmente pelo município de Loulé, para as comemorações do 25 de Abril de 2023, este espetáculo é uma coprodução do Cineteatro Louletano e do Teatro da Cerca de São Bernardo – Escola da Noite, sendo a apresentação no Centro Cultural Raiano cofinanciada pela República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala, mediante reserva e levantamento de bilhete, através dos contactos disponibilizados em www.idanha.pt/agenda.
Após o início do espetáculo não será permitido entrar no auditório.