A universidade sénior de Idanha-a-Nova vai passar a ter ginástica e workshops de gastronomia local e alimentação saudável em todos os seus polos. O alargamento da oferta formativa resulta de uma nova adenda ao protocolo entre o município e a Filarmónica idanhense, aprovada na última reunião do executivo.
O acordo, aprovado por unanimidade esta quinta-feira, 25 de janeiro, determina que, aos 145 mil euros de apoio financeiro anual da Câmara de Idanha-a-Nova à Filarmónica Idanhense, entidade coordenadora da Universidade Sénior (USIN), se acrescenta um investimento de mais 29 mil euros anuais, “exclusivamente” para a USIN.
O município avança que “o apoio possibilita a contratação de mais quatro professores na área da atividade física e saúde e na área da gastronomia e alimentação saudável”, fazendo chegar a ginástica sénior e workshops de gastronomia local e alimentação saudável a todos os polos daquela universidade.
O objetivo, refere o presidente da Câmara, citado em comunicado, “é implementar mais um conjunto de ofertas que têm sido pedidas pelos alunos da Universidade Sénior”, as quais considera “importantes” numa Bio-Região.
“Com esta adenda ao protocolo vamos reforçar todos os polos da USIN com ofertas que visam melhorar a saúde, o bem-estar, o envelhecimento ativo e a qualidade de vida da população que frequenta a USIN”, afirma Armindo Jacinto.
A Universidade Sénior da Idanha-a-Nova envolve mais de 550 alunos de todas as freguesias do concelho e, para além das novas disciplinas, contempla na sua oferta formativa o canto tradicional, instrumentos tradicionais, informática, envelhecimento ativo, alfabetização, inglês e artes e ofícios.