O torneio de futebol juvenil Idanha Cup está de regresso para a sua 14.ª edição e promete voltar a encher os campos de futebol, as ruas e os corações de Idanha-a-Nova com energia, fair play e espírito desportivo, no próximo mês de junho.
“Reafirmando-se como o maior torneio de futebol juvenil da região e um dos mais emblemáticos a nível nacional”, ao longo de três fins de semana, nos meses de junho e julho, o torneio conta com a participação de equipas de todo o país, que disputam a vitória “e, acima de tudo, viver uma experiência desportiva e humana única”, refere o município de Idanha-a-Nova, que organiza o evento.
Entre os clubes já confirmados estão União Desportiva Leiria, Escola Futebol Benfica, Escola Academia Sporting, Recreio Desportivo Águeda, Escola Futebol Belenenses, entre outros.
Os jogos decorrem nos campos desportivos do concelho de Idanha-a-Nova, com o apoio das autarquias locais, em parceria com a 2BE – Associação para o Fomento da Atividade Social, Desportiva e Intercâmbio Cultural.
“O Idanha Cup é hoje uma referência a nível nacional pela qualidade da organização e pelo número de jovens envolvidos. A hotelaria e a restauração enchem-se de famílias que acompanham os jovens atletas, o que demonstra o impacto social e económico do torneio no nosso concelho”, sublinha Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (CMI).
Segundo o autarca, a edição deste ano irá ainda mais longe, com a preparação de atividades de animação turística e cultural pensadas para as famílias que acompanham os jogadores, potenciando o turismo e a economia local durante o evento.
O calendário da edição de 2025 está definido:
- 6, 7 e 8 de junho – Torneio de Iniciados (Futebol 11)
- 13, 14 e 15 de junho – Torneio de Infantis (Futebol 11)
- 20, 21 e 22 de junho – Torneio de Benjamins (Futebol 7)
“Mais do que um torneio, o Idanha Cup é uma experiência de partilha, crescimento e emoção para os jovens atletas e respetivas famílias. O evento pretende afirmar-se cada vez mais como um exemplo de como o desporto pode ligar comunidades, dinamizar territórios e promover valores essenciais como o respeito, a inclusão e a amizade”, conclui a autarquia de Idanha-a-Nova.