A “Ajidanha” vai organizar, de 29 de Setembro a 9 de Outubro, a 21ª edição do festival de teatro daquele concelho. O programa reúne companhias de Portugal, Espanha e Brasil, numa edição integrada no programa comemorativo do 25º aniversário da associação.
Os espectáculos vão decorrer no requalificado teatro estúdio São Veiga, em homenagem à sócia fundadora e honorária da Ajidanha e, de acordo com o presidente da direcção, a realização deste festival permite “trazer até Idanha-a-Nova um leque vasto e diversificado de espectáculos de teatro que vão ser levados a cena por grupos com os quais temos relações de grande afectividade e admiração pelo trabalho que desenvolvem”.
Rui Pinheiro acrescenta que “neste ano, a organização do festival é ainda mais especial, pois é realizado no ano em que a nossa associação comemora o seu 25º aniversário”. O programa contempla também outras iniciativas culturais como sessões de cinema, documentários, exposições e tertúlias.
Ao longo de todo o festival, e em complemento às apresentações dos espetáculos, o público que se dirija à sede da “Ajidanha” pode ainda visitar uma exposição alusiva aos 25 anos da associação, onde podem ser percorridos todos os espectáculos organizados ao longo do último quarto de século.
Entre os participantes no XXI Festival de Teatro de Idanha-a-Nova, estão os brasileiros “Coletivo Resista” “Cia” “Secondarea” e Fábio Superbi, o grupo de teatro espanhol “Palique Teatro”e as companhias nacionais “Ultimacto”, Teatro Amador de Pombal, ADAC Teatro, “Fértil Cultural” e também a associação anfitriã.