O programa Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS-5G) vai ser implementado no concelho de Idanha-a-Nova, com um financiamento de cerca de 630 mil euros, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na promoção da coesão social.
De acordo com a autarquia idanhense em comunicado, “o Instituto de Segurança Social convidou o concelho de Idanha-a-Nova para voltar a integrar os programas CLDS” que visam promover a inclusão social de grupos populacionais com maiores níveis de fragilidade social.
O CLDS de 5ª geração vai ser desenvolvido em estreita parceria com o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova que, de acordo com o presidente do município, Armindo Jacinto, “tem executado de forma muito positiva as anteriores gerações do CLDS”, que em Idanha é intitulado de “Gente Raiana”.
Com um financiamento de cerca de 630 mil euros, as ações do CLDS-5G de Idanha-a-Nova vão incidir em quatro eixos: Emprego, formação e qualificação; combate à pobreza e exclusão social das crianças e dos jovens; promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade e desenvolvimento social, capacitação e intervenção em contextos de emergência social.