O seminário “Igualdade de Género na Agenda Local”, que se realiza esta segunda-feira, 8 de maio, na Covilhã, ocorre no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade que a autarquia está a implementar com o apoio da CooLabora “e visa conhecer e debater estratégias de operacionalização das políticas de igualdade na vida local e partilhar experiências bem-sucedidas nesta matéria”, refere a CMC.
Em debate estão questões como a prevenção e o combate à violência doméstica e contra mulheres e raparigas; as necessidades de conciliação entre a vida pessoal, cívica, familiar e profissional; estratégias promotoras da não discriminação em função do sexo, orientação sexual ou identidade de género; trabalho igual para salário igual, entre várias outras.
O primeiro painel debruça-se sobre experiências de trabalho intermunicipal nesta temática, nomeadamente da Rede de Autarquias pela Igualdade, da CIM do Cávado, da CIM do Tâmega e do Plano Intermunicipal para a Igualdade da Cova da Beira e será moderado pelo secretário executivo da CIM Beiras e Serra da Estrela.
O segundo painel abordará as políticas para a igualdade ao nível municipal e contará com as experiências dos municípios de Abrantes, Cascais, Oliveira do Hospital e Covilhã.
De acordo com os promotores do evento, paralelamente são inauguradas a exposição Mulheres que Mudaram o Mundo e o mural Degraus para a Igualdade.