O presidente da Câmara de Penamacor, António Beites, era um autarca realizado.
“Sou, de facto, uma pessoa muito satisfeita hoje, muito realizada. Foi um projeto que deu muito trabalho, teve muito investimento e foi muito tempo em execução. Felizmente está concluído, dignifica o castelo e a fortaleza de Penamacor, potencia o turismo e alavanca o investimento privado para que o turismo possa crescer também na zona histórica e dinamizar a atividade económica.”
A esperança do autarca é que este investimento seja uma alavanca para a atração de investimento e para a dinamização turística e económica do concelho.
Requalificado o património, António Beites vai formalizar o pedido para que Penamacor integre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal.
“Sempre disse que quando o trabalho estivesse feito, voltaríamos à carga para poder ingressar na Rede das Aldeias Históricas, e é o que vamos fazer. Creio que temos potencial, a ligação entre Idanha a Velha, Monsanto, até Sortelha faz-se por Penamacor, é a única via de acesso, o património que está cá é invejável, são 800 anos de história”.
Oito séculos de história que estão contados numa maqueta do antigo castelo, no interior da torre de menagem que vai passar a estar aberta ao público dando acesso ao miradouro. Na envolvente à torre vai ficar sedeado o centro de interpretação do lince, num edifício também recuperado, a par da antiga Casa da Câmara onde vai passar a estar disponível a história do castelo e da vila.
Até 31 de maio de 2025, no Museu Municipal, está patente uma exposição sobre “A fortaleza de Penamacor através da arqueologia e documentação histórica.”
Para o Secretário de Estado Turismo, Pedro Machado, estão reunidas as condições para que Penamacor integre a rede de Aldeias Históricas de Portugal.
“Há aptidão, há património que tem todas as condições e cumpre os critérios, assim o senhor presidente e a associação cheguem a esse entendimento, mas acho que seria uma boa prenda de Natal para Penamacor.”
Do investimento agora inaugurado, fez parte a requalificação da Torre de Menagem, a Torre do Relógio, a antiga Dommus Municipal, o pelourinho, a muralha sul, a substituição da iluminação pública e decorativa, a criação um novo miradouro a sul e removidas e substituídas todas as infraestruturas da rede de água, saneamento e outras.